"Beber ou
Morrer"...ou ambos?
XJPOPBR
Documentário da Reportagem da morte de Matsumoto Hideto
Meio de 1998, na verdade era manhã do dia 2 de maio, já tinha somente descansado na cama, pronto para começar a estudar para a prova de Comunicação na Internet que teria na minha Escola Técnica. Eu não passei mais que 2 minutos estudando, quando atendo o telefonema do meu "inazuke". Matsumoto Hideto tinha se matado. Isso foi muito para a minha manhã calma. Vim para ver se era verdade: no dia 2 de maio, de 1998, Hide tinha realmente se matado na sua mansão, no banheiro de Noak's Ark (nome da mansão). De acordo com a camareira e o irmão de Hide, ele voltou para casa por volta dàs 6:30 da manhã desse dia, ambos irmãos completamente bêbados. A camareira de Hide ajudou-o a levá-lo para a cama e o deixou quando ele dormiu.
Mais ou menos 7:30 desta manhã, a camareira sobe para verificar se tudo está bem, e o encontra enforcado com uma toalha enrolada em volta de seu pescoço e amarrado na maçaneta da porta. Aparentemente, Hide tinha pegado uma de suas toalhas de banheiro, rasgou-a pela metade e amarrouas duas pontas juntas para fazer uma longa corda. Ele amarrou uma ponta em volta da maçaneta da porta e a outra ponta em volta de seu pescoço e assim se enforcou, ainda com a camiseta e o shorts que tinha dormido.
Hide foi levado apressadamente ao hospital, mas foi pronunciado sua morte aproximadamente 9 horas. Na mansão, os investigadores não acharam o porquê do suicídio, nenhum sinal de briga e nenhum sinal de entrada forçada, Hide se matou.
Matsumoto Hideto foi sepultado no dia 7 de maio, seu funeral, ocorrido no templo Tsukiji-Honganji em Tokyo, a região central de Tokyo sentia esse momento. As ruas estavam cheias com milhares de fãs esperando para poder deixar sua presença no livro de funeral em seu altar.
A reportagem a seguir foi retirada do "The Nihon", 4
de maio (Como o US Wall Street Journal)
HIDE do X-Japan - Mistérios de seu suicídio.
Hide comete suicídio enforcando-se!
Em maio, dia 2, aproximadamente às 7 da manhã, guitarrista do grupo X-Japan, Hide (33 anos, nome real: Hideto Matsumoto) cometeu um suicídio enforcando-se. O porque do suiccídio não foi encontrado. Hide retornou ao Japão recentemente de uma viagem a L.A. no mês passado para começar um trabalho promocional para o seu novo single. Ele estava planejando isso antes desse misterioso suicídio ocorrido.
Esse foi um suicídio repentino que levou muitas pessoas a imaginar o porquê desse acontecimento. de acordo com o depoimento da polícia, Hide tinha ido para a mansão de Tokyo, Noak's Ark pelo irmão mais novo (30 anos) por volta dàs 6:30 da manhã. Ambos estava, bêbados quando Hide adormeceu, e seu irmão pensou que tinha dormido.
ãs 7:30 da manhã, a mulher que mora com Hide foi checar para ver se estava tudo bem com Hide, quando descobriu que ele estava inconciente, pendurado pelo pescoço na porta do banheiro. Ela imediatamente ligou para o 119 Emergência e foi levado para um hospital próximo. Foi divulgada a sua morte por volta dàs 8:52 desta mesma manhã.
Na hora da morte, Hide estava vestindo um short e uma camiseta sport. A toalha usada no suicídio foi cortada ao meio com uma das pontas amarradas na porta do banheiro. Seu corpo foi encontrado na posição de sentado pendurado pela toalha em volta de seu pescoço. A mulher quem descobriu e a amiga dela, estavam dormindo em outro quarto.
Não havia o porquêdo suicídio. O corpo foi reconhecido mais tarde, naquele mesmo dia pelo irmão mais novo e pelos pais.
Hide estava planejando para divulgar "Pink Spider" no dia 13 e "Ever Free" no dia 27 deste mês (maio/98). Por um trabalho promocional, ele tinha retornado de L.A. somente no dia 27 de abril. No dia 1º de maio, ele gravou um pouco para o programa de música de Fuji TV, "Rocket Punch" (noites de 2º feira às 23 horas - programado para ir ao ar dia 11). Isso foi o seu último trabalho. Depois que ele participou do último concerto de X-Japan no "Tokyo Dome" no ano retrasado (1997/ e no Kohaku Utagassen). Seu projeto solo "Hide with Spread Beaver" teve um ótimo começo com o single "Rocket Dive" o qual foi o nº 4 na Oricon Music. Seu álbum, que ele tinha programado para julho de 97, tinha atrasado até setembro, e ele estava programando um turismo pelo Japão durante o verão. Sua carreira musical estava ótima. Contudo, seu programa de rádio "Hide no All-Night Nippon-R" começou no dia 10 de abril e ainda estava sendo emitido. Até agora, sua emissão era para ser no estúdio local. O diretor do show disse: "Não havia nenhuma indicação sobre esse acontecimento. Foi um tremendo choque".
Tudo parecia estar indo bem para Hide. Seu produtor disse: "Seu trabalho estava indo bem. Eu não posso imaginar que isso tenha sido o motivo para ele se matar". Ele poderia ter um problema que não havia contado para ninguém, possivelmente ligado ao trabalho, ou talvez com uma mulher. Nós só podemos ficar imaginado o que aconteceu desde a hora em que ele saiu de sua casa, até a hora de sua morte.
Entrevista do Yoshiki
Esse é o depoimento de Yoshiki dado no templo Tsukiji-Honganji
às 18 horas do dia 4 de maio de 98.
"Agora, eu estou muito chocado por ter escutado do seu suicídio de repente. Eu ainda não posso acreditar nisso. Ele estava dormindo com um rosto bonito. Eu tentei acordá-lo várias vezes, e ele continuava dormindo. Hide era a pessoa mais calma de nossa banda. Ele quem sempre nos passava a calma e me dava conselhos bons, quem tinha um bom comportamento, mesmo sendo eu o líder. Claro que às vezes ele perdia o controle quando ele tinha muitos problemas. Apesar de tudo, ele sempre me chamava em qualquer problema. Nós conversávamos sobre tudo; sobre nossa banda, música, amigos, vida, fãs. Ás vezes ele era como meu irmão mais velho, e às vezes como meu irmão mais novo. Ás vezes ele bebia e brigava, mas ele sempre me dizia depois algo como: 'Yoshiki, o que eu fiz ontem? Desculpa, mas não me lembro de nada'. Ele foi dormir sem dizer nada. Todos os seus fãs, todos os seus amigos, todo mundo estava muito confuso agora. Eu mesmo não consigo expressar como me sinto triste, mas nós temos que aceitar o fato firmemente, pois não temos como mudar nada. Agora, todos, inclusive seus pais, estão tentando passar adiante dessa tragédia. Nós, X-Japan, estamos também tentando fazer o mesmo. Então, por favor, que todos os fãs também façam isso. Por favor, olhem o lado de Hide, quem sempre nos encorajou e nos suportou, como um caminho de sua escolha. Por favor, vejam-no em um lindo paraiso".
Calgary Herald, 9 de maio:
Fãs Japoneses Acompanham a Morte do Rockeiro
By Chisaki Watanabe
Tokyo (7 de maio) - Milhares de jovens fãs se encontravam no centro de Tokyo hoje, num grande memorial ao guitarrista da banda de rock que se enforcou. Um fã seguiu seu exemplo, suicidando-se, e outros dois tentaram.
Helicópteros vigiavam o templo budista, enquanto a mídia também acompanhava toda essa melancolia.
Matsumoto Hideto suicidou-se no sábado, sem deixar qualquer explicação. Seu grupo, X-Japan, um dos mais popular, arrebentou em setembro; Matsumoto até tinha um novo projeto para o verão.
"Eu não posso acreditar em sua morte" disse Mayumi Meguro, 21 anos, que hoje não foi ao trabalho. Ela permaneceu na fila do templo até poder assinar no Livro de Memória e deixar flores.
Helicópteros da polícia, carros e mais de 250 guardas e trabalhadores do templo tentavam organizar o tráfego nas proximidades do templo. A banda de Matsumoto acalmava as pessoas. Eles tinham razão para estarem preocupados, pois foi declarado a morte de uma garota de 14 anos, na noite de 2ª feira, usando uma toalha para se enforcar, como Hide fez. Outra garota saltou de uma ponte na mesma noite de 2ª feira, mas sobreviveu, e outra fã, de 19 anos, foi parar no Hospital, pois tinha os pulsos cortados, mas nada tão grave.
Isso ocorreu até agora, mais casos poderão surgir.
A morte de Matsumoto foi a única até hoje que dominou uma série de suicídios e mexeu com a cabeça dos japoneses, até então, após a morte de Yutaka Ozaki, em l992, havia levado algumas pessoas a morte.
Muitas mães acompanhavam seus filhos até o templo, para terem certeza de que voltariam vivos para casa.
"Mesmo a minha filha dizendo que não faria algo como isso não posso deixar de me preocupar".
Mais uma vez, o mundo pode ver o que o álcool pode fazer com uma pessoa. Muitas estrelas do rock se suicidaram assim... Talvez, o que tenha acontecido com o vocalista do grupo Nirvana: Kurt Corbain.
Perdemos então, mais uma pessoa querida, do mundo do J-Rock... Desta vez, o Matsumoto Hideto, sem dúvida, um dos favoritos membros do Visual Shock. Muitos fãs têm seguido sua evolução através do X-Japan. E depois disso, ficará marcado na memória de todos, a sua imagem e seu comportamento brilhante em frente à mídia. E dentre tantos rockstars, Hide havia ganho um prêmio pela sua voz, seu visual original e sua personalidade. Hide pôde ter tudo o que o mundo podia lhe oferecer. Como Yoshiki disse: "Hide era especial, sempre ajudava as pessoas e acalmava o grupo quando era preciso".
By AKE© - All Rights Reserved